Ao longo da história, várias pessoas colaboraram
para o desenvolvimento da Matemática, teorias foram criadas, fundamentos
estabelecidos, inúmeras aplicações estão presentes em diversas
situações. Atualmente é considerada a ciência das ciências, e em razão
de sua constante utilização vem contribuindo na evolução das tecnologias
presentes na sociedade moderna. A Matemática continua em constante
desenvolvimento, despertando o interesse em diversas pessoas, mostrando
sua magia em cada estudo. É considerada a disciplina das curiosidades,
os estudos numéricos despertam grande interesse, algumas situações são
simplesmente inexplicáveis, mas incitam o homem a buscar explicações no
intuito de desvendar seus mistérios.
É dever do professor de Matemática instigar nos seus alunos a busca por desvendar as curiosidades envolvendo os números, dessa forma, o profissional dará sua contribuição no objetivo de despertar o interesse pela disciplina de exatas, e formar novos Matemáticos. Observe as multiplicações que serão demonstradas a seguir, os fatores e os produtos são constituídos de nove algarismos dos dez que fazem parte do nosso sistema de numeração decimal (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9):
4 x 1 738 = 6 952
4 x 1 963 = 7 852
12 x 483 = 5 796
18 x 297 = 5 346
27 x 198 = 5 346
28 x 157 = 4 396
39 x 186 = 7 254
42 x 138 = 5 796
48 x 159 = 7 632
Exemplo 2
Conheça o número mágico
1089 é conhecido como o número mágico, saiba porque:
Escolha qualquer número de três algarismos distintos: por exemplo, 562.
Agora escreva este número de trás para frente e subtraia o maior do menor:
562 – 265 = 297
Agora inverta também esse resultado e faça a soma:
297 + 792 = 1089 (o número mágico)
Diga aos alunos que situações curiosas como estas não foram descobertas em um único momento, é resultado de vários anos de estudo. Coincidência ou não, o que se tem certeza é que tudo acontece quando se tem pessoas competentes envolvidas em estudos sérios.
Assista ao vídeo Educativo do personagem Pato Donald
PATO DONALD
É dever do professor de Matemática instigar nos seus alunos a busca por desvendar as curiosidades envolvendo os números, dessa forma, o profissional dará sua contribuição no objetivo de despertar o interesse pela disciplina de exatas, e formar novos Matemáticos. Observe as multiplicações que serão demonstradas a seguir, os fatores e os produtos são constituídos de nove algarismos dos dez que fazem parte do nosso sistema de numeração decimal (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9):
4 x 1 738 = 6 952
4 x 1 963 = 7 852
12 x 483 = 5 796
18 x 297 = 5 346
27 x 198 = 5 346
28 x 157 = 4 396
39 x 186 = 7 254
42 x 138 = 5 796
48 x 159 = 7 632
Exemplo 2
Conheça o número mágico
1089 é conhecido como o número mágico, saiba porque:
Escolha qualquer número de três algarismos distintos: por exemplo, 562.
Agora escreva este número de trás para frente e subtraia o maior do menor:
562 – 265 = 297
Agora inverta também esse resultado e faça a soma:
297 + 792 = 1089 (o número mágico)
Diga aos alunos que situações curiosas como estas não foram descobertas em um único momento, é resultado de vários anos de estudo. Coincidência ou não, o que se tem certeza é que tudo acontece quando se tem pessoas competentes envolvidas em estudos sérios.
Assista ao vídeo Educativo do personagem Pato Donald
PATO DONALD
"Matematicando", contando e ensinando... esses são os mistérios da matemática... rsrsrs
ResponderExcluir